top of page
Buscar

SOBRE LIDERANÇA E CROSSFIT

  • Luís Fernando R. Marques
  • 15 de ago. de 2016
  • 3 min de leitura

Se eu pudesse resumir o que foi meu final de semana prolongado (hoje é feriado em Itaúna) em duas palavras, com certeza Liderança e Crossfit seriam excelentes escolhas! A primeira pela festa sensacional de casamento da Camila e do Cahu com a melhor tribo que rolou no sábado. A segunda pelo treino de agora há pouco, o qual eu irei lembrar por pelo menos uma semana... E, de fato, Liderança e Crossfit são duas coisas para as quais eu tenho dedicado a maior parte do tempo quando não estou trabalhando ou estudando. Então por que não juntar duas coisas que eu gosto bastante em um post só? Mas antes que você desista de ler por pensar que não há relação alguma entre os assuntos, respire fundo! Há muito sobre Liderança que pode ser aprendido à partir do esporte e, em especial, à partir do Crossfit.

Só para contextualizar, há cerca de 1 ano participo dos seminários da Escola de Liderança de Condor Blanco (http://www.liderazgocb.com/). Os seminários são divididos em 4 módulos e o primeiro deles é Autoliderança, que é o que irei falar mais a respeito. Já fiz todos eles e posso afirmar quem, sem sombra de dúvidas, mudei bastante e sou uma pessoa muito mais feliz e capaz. Quem quiser saber mais a respeito, pode entrar em contato comigo! Crossfit, para quem não sabe, é um esporte novo no Brasil, onde se trabalha com alta intensidade e variedade de exercícios, onde só existe um aparelho: o seu próprio corpo (http://www.crossfitbrasil.com.br/).

Muitos pensam que o Crossfit se resume em competir com os outros e esse é um erro muito comum. Nesse esporte, o seu principal adversário é você mesmo e a sua maior dificuldade são os limites que você pensa que seu corpo não é capaz de superar. Nos "wods", como são chamados a sequência de exercícios do dia, ninguém fica contando para saber se você fez realmente a quantidade certa. Se você falar que terminou com um excelente tempo para que os outros te parabenizem, mas tiver 'roubado' algumas repetições, a única pessoa que perde é você. O único que será enganado é você mesmo. E vai dizer que na vida é diferente? Ou tem alguém te vigiando o tempo todo para saber se você é coerente com seus princípios, se você plagiou o relatório ou o trabalho do colega, se você deu um 'jeitinho brasileiro' para se livrar daquela situação complicada? E com relação às dificuldades, quantas vezes você teve medo e ficou paralizado perante elas, se sentindo incapaz de superá-las?

Autoliderança envolve, em primeiro lugar, se conhecer. Dar-se conta de suas habilidades mais fortes e daquelas que você precisa trabalhar um pouco mais, o que pode ser feito à partir de várias técnicas de treinamento. E técnicas de treinamento são as coisas mais importantes no Crossfit! Não adianta querer chegar no treino, encher a barra de anilhas e tentar fazer os movimentos que os outros estão fazendo. Em ambos os casos, é preciso que exista preparação. Não é possível treinar com a roupa inadequada ou sem se alimentar direito (rsrs), assim como não é possível traçar objetivos que requerem habilidades que você não desenvolveu ainda ou que precisam de um tempo maior para serem concluídos. Para ilustrar o que estou falando, assista ao vídeo abaixo! Sou eu na minha primeira aula com minha Coach fazendo Back Squat com 120 kg. Obviamente eu não consegui! Melhorando a técnica, conseguindo condicionamento e com o equipamento adequado (o tênis faz muita diferença!), já consegui fazer várias repetições com 100 kg em pouco tempo. Algumas semanas depois, já faço várias séries com os mesmos 120 kg com os quais eu não conseguia fazer nada antes.

São muitas coisas que aproximam Liderança e Crossfit, mas como procuro sempre fazer textos curtos para que a leitura não fique cansativa, vou parar por aqui! Mas não antes de apresentar o ponto que eu acho o mais próximo para os dois temas: os resultados dependem única e exclusivamente de você! Ninguém vai levantar a barra para você durante as competições, ninguém vai te dar leve ou ficar com dó e diminuir a quantidade de exercícios que você tem que fazer. Assim como ninguém vai fazer aquela sua prova, passar no concurso dos seus sonhos ou cumprir com as obrigações que cabem a você. Ninguém irá atrás da felicidade em seu nome. No esporte e na vida, quem assume o papel de protagonista é sempre você. E desistir não pode ser uma opção. Ou melhor, como diria Suryavan Solar, fundador de Condor Blanco, "se for pra desistir de algo, desista de ser fraco".


 
 
 

Comments


© 2016 por Luís Fernando Resende Marques. Criado com Wix.com

bottom of page