NÃO SEJA UM LIMÃO SEM SEMENTES
- Luís Fernando R. Marques
- 20 de jan. de 2019
- 2 min de leitura

Férias. Aquele momento de desacelerar e colocar as ideias no lugar. Dessa vez em um momento bastante oportuno, início de ano, término de um ciclo (fim da residência) e início de uma nova etapa em minha vida. Dias de muita reflexão e vale sempre a pena rever se durante a rotina diária não estamos deixando de fazer as coisas que consideramos importantes, que nos fazem bem.
No meio disso tudo, enquanto preparava o almoço um dia desses me dei conta de algo. Lá em casa sempre tivemos o hábito de tomar algum suco natural durante a refeição. Ao preparar um suco de limão eu reparei que o limão não tinha sementes. E isso se repetiu nos dias seguinte, sempre limões sem sementes. Então decidi pesquisar o motivo disso. O limão Taiti, esse verdinho de tamanho mediano que usamos no dia a dia, é uma fruta triplóide, então realmente é incapaz de gerar sementes, de se reproduzir.

Esse limão só possuía uma possibilidade para sua vida, desde que foi gerado no pomar de alguma fazendo produtora de frutas. A partir da flor ele só poderia gerar um fruto, que cresceria, seria colhido, encaminhado à algum sacolão ou supermercado e vendido para o consumo. A esse limão não foi dada a chance de pensar algo diferente, de buscar alternativas, de sair da caixinha. De construir seu próprio caminho, deixando ao longo dele suas sementes, enraizar-se em algum lugar e a partir do seu crescimento gerar uma grande árvore e dar a outros limões a possibilidade de fazer o mesmo. Esse limão não teve o direito de fazer escolhas. Mas eu tenho. Você tem. A cada dia um mundo de possibilidades se abre e os seus resultados serão diretamente proporcionais aos esforços investidos por você para que eles aconteçam. Não adianta querer atingir objetivos diferentes fazendo o mesmo que as outras pessoas fazem. É preciso fazer mais, é preciso ser ser um ponto fora da curva. E não se preocupe se nesse momento você for questionado, for julgado e corrompido a tentar ser mais do mesmo, pois tentar fazer a diferença incomoda aqueles que estão conformados exatamente por fazer com que enxerguem que existem alternativas, que depende deles. Talvez em algum momento você seja uma faísca pra colocar em chamas a vontade de mudar que se encontra dentro de alguém. Por isso, não seja um limão sem sementes. Tenha muitas sementes, faça suas próprias escolhas, crie raizes fortes e profundas naquilo que acredita e vá atrás do que almeja. Plante frutos, plante o seu legado.
Comments