DETALHES QUE FAZEM TODA A DIFERENÇA
- Luís Fernando R. Marques
- 28 de ago. de 2017
- 3 min de leitura
Em geral tem me faltado inspiração e motivação para escrever algo, mas não é o que tem acontecido nos últimos dias e em especial no último final de semana. No caso, o que estava faltando era tempo mesmo! Então já que eu consegui juntar inspiração e um tempinho, aí vai mais uma produção literária de altíssima qualidade (#sqn!). Afinal, se até Valesca Popozuda é considerada uma filósofa da modernidade, por que não eu?
Vamos ao título! "Detalhes que fazem toda a diferença" é uma frase ouvida repetidas vezes nos corredores do HJK, local onde trabalho. No contexto em que é dita, faz referências a circunstâncias intrínsecas ou extrínsecas a um paciente, a especificações técnicas ou mesmo habilidades das pessoas envolvidas no processo de atenção à saúde de um paciente e que acabam por implicar diretamente no resultado final, seja ele o sucesso ou insucesso de um procedimento realizado ou até mesmo na sobrevivência do paciente. No entanto, essa não é uma fala exclusiva do coordenador da minha residência, já a ouvi outras vezes em diferentes contextos, até assistindo futebol, quando o comentarista afirma que o jogo foi muito difícil e que a partida foi decidida nos detalhes!

A questão é: detalhes fazem realmente toda a diferença! Vamos a uma aplicação prática. Esse final de semana eu estava competindo no Wod Paradise, uma competição de Crossfit que ocorreu em Betim com atletas da região (detalhe: adoro falar que somos atletas, me sinto empoderado! haha). Depois de 9 desgastantes provas, fomos para a final em 1o lugar, mas nas 4 provas da final não fomos tão felizes e meu trio acabou a competição em 3o lugar, empatado com uma outra equipe e por critérios de desempate acabamos não subindo ao pódio. Não quero procurar desculpas ou justificativas para o resultado final, quero apenas utilizá-lo como exemplo. Sim, em uma das provas eu fui muito mal e um movimento que consigo fazer com tranquilidade simplesmente não saiu e acabei prejudicando minha equipe, mas isso são 33 detalhes que preciso procurar melhorar comigo mesmo e não vão servir para agora. O que quero citar são as várias outras situações em que ficamos 1 ou 2 segundos atrás de um adversário em alguma prova. Talvez esses segundos a mais tenham acontecido por distração, talvez por uma comemoração antes da hora que nos atrasou, talvez por um movimento que saiu mais lento do que deveria ou talvez por uma demora na transição entre os atletas.
São vários talvez que eu poderia encontrar agora e fato é que foi algum desses detalhes que nos impediu de ter uma colocação melhor em alguma dessas provas e isso nos custou o 3o lugar da competição. Mas esses detalhes já se tornaram coisas do passado, já ficaram pra trás e tudo que posso fazer é lamentar por eles. Ou não! Quantas vezes você já aceitou em sua vida que foram detalhes que te impediram de conseguir aquele resultado, aquela promoção no trabalho, o sucesso naquela cirurgia? Quantas vezes você aceitou que esses detalhes foram obra do acaso? Será que você deu realmente o seu melhor, será que eu dei realmente o meu melhor? Ou será que aceitei ser medíocre, ser mais um no meio da multidão e torcer para que a sorte me ajudasse com os detalhes?
Há algum tempo atrás eu não aceitava perder, não aceitava não ser o melhor em algo que eu estivesse fazendo. Mas fazia isso simplesmente por teimosia, por orgulho, como bom taurino que sou. Procurava nesses detalhes as desculpas pelo meu insucesso e atribuía a eles as mais diversas causas que vocês possam imaginar, mas quase nunca a causa deles estava relacionada a mim, aos meus erros, às minhas falhas. No entanto, tenho tentado fazer diferente! Serão agora várias noites sonhando com esses detalhes, buscando identificar os pontos aonde errei e posso melhorar para que nas próximas competições eu não fique em 4o por critérios de desempate e sim em 1o por meus próprios méritos. Hei de me atentar sempre para não cair em um turbilhão de auto-lástima, mas com certeza se são detalhes que me impedem de ser um atleta com um desempenho melhor nas competições, de ser um médico e futuramente um cirurgião com resultados melhores, de ser um cônjuge que faça minha companheira mais feliz, de ser um amigo melhor e mais presente ou de ser um filho que dê mais orgulho aos meus pais, o empenho será diário. Sim, claro que há muita coisa envolvida em tudo isso que eu falei, mas no frigir dos ovos sabemos que são detalhes que fazem toda a diferença.
Comments