top of page
Buscar

OS 40 DIAS MAIS IMPORTANTES DE 2018

  • Luís Fernando R. Marques
  • 30 de dez. de 2017
  • 4 min de leitura

Fim de ano, naturalmente vem à mente aquela retrospectiva de 2017. O que fizemos deve sempre ser lembrado com gratidão! Pelas pessoas que conhecemos, pelas conquistas que obtivemos, por tudo que nos foi oferecido ao longo desse ano. Já aqueles planos que não deram muito certo acabam virando "promessas de ano novo", aquelas que fazemos todo fim de dezembro e que na maior parte das vezes representam apenas nossas frustações e fracassos ao longo do ano que passou e com grandes chances de se repetirem no ano que virá.

Fato é que mais um ano se iniciará em breve. Serão várias novas oportunidades que se apresentarão para nós! Mas isso aconteceu em todos os anos anteriores também e por algum motivo a virada do ano não surtiu o efeito que esperávamos. Após o estourar dos fogos continuávamos as mesmas pessoas, com os mesmos desafios, com as mesmas vontades, completamente iguais. Tipo o show do Roberto Carlos, todo ano você espera que vai mudar alguma coisa, mas na hora que começa é a mesma bronha do ano anterior! O que fazer para virar esse jogo, sair do marasmo, conseguir fazer com que 2018 não termine novamente na frustração do show do Rei?

Dizer "tenha disciplina" é muito fácil. Difícil é encarar a rotina do dia-a-dia, os desafios de cada um, a correria e todos os outros empecilhos que vieram à sua mente. Diante disso, eu estava planejando algumas mudanças para o ano novo e para tanto comecei a ler sobre mudanças de hábitos e atitudes que me ajudassem a superar os obstáculos e a ter sucesso dessa vez. O que concluí é que isso é muito difícil (óbvio!), que não existe fórmula mágica ou receita de bolo, mas talvez as minhas viagens te ajudem a encontrar o seu próprio caminho. Já adianto que é um pouco mais complexo do que escolher a cor da sua roupa na noite do dia 31...

A Quaresma é um período bíblico muito importante que se refere aos 40 dias que antecedem a celebração da Páscoa. Não encontrei um motivo para essa duração específica em dias, mas em várias referências que achei, 40 dias é um período importante para mudança de atitudes. Resumindo, é como dizer que se você conseguir manter hábitos por essa duração você terá grandes chances de incorporá-los à sua vida diária. No entanto, citei a quaresma com o objetivo de usá-la como exemplo e te fazer refletir sobre o primeiro ponto: quantos tios você tem que ficaram 40 dias sem ingerir nada de álcool e que depois da Páscoa voltaram a beber até mais do que antes? Ou seja, não é simplesmente criar a rotina por 40 dias, é preciso ter a motivação correta. Então o primeiro passo é descobrir o que te motiva, aonde você quer chegar, o "por que" por trás de seu anseio por mudanças.

"Eu já sei qual é o meu combustível!" Sim, e o que continua nos impedindo agora? Na maior parte das vezes usamos as desculpas universais: tempo e dinheiro, mas sabemos que apesar de muito relevantes, essas não são as únicas respostas. Uma outra importante resposta para isso encontrei hoje ouvindo música. Charlie Brown Jr. cantava que "o medo cega os nossos sonhos". De fato eu tenho vários medos, entre eles o de ET e o de espíritos, frutos de ter um irmão mais velho sacana, mas olhando para os insucessos de 2017 identifiquei vários momentos em que o medo me paralisou. O medo de errar, medo de tentar e não conseguir, o medo me expor, medo da reprovação dos demais, medos e medos dos mais diversos. Para isso só consigo lembrar do que aprendi nos cursos de liderança: "Ficou com medo? Sorria e dê um passo adiante". Mas muitas vezes isso não é possível sozinho e é preciso de ajuda para descobrirmos os medos que nos cegam e até mesmo para os vencermos. Por isso retomo o significado da Quaresma: preparação! Procure ajuda, profissional ou não, mas lembre-se que é preciso preparar-se para qualquer batalha que tenhamos a pretensão de ganhar.

Para essa preparação é extremamente importante voltarmos para dentro de nós e nos conhecermos, mas não fique preso a essa individualidade e se esqueça de um conceito básico: duas cabeças pensam melhor do que uma! Isso eu me toquei ao longo dessa semana quando a Mana, minha guru espiritual, amorosa e intelectual me convidou para um desafio nos primeiros 3 meses de 2018 muito parecido com o que eu já estava querendo fazer sozinho! Conclusão: cerque-se de pessoas com objetivos semelhantes aos seus, não tenha medo de dividir e compartilhar seus sonhos e objetivos com mais alguém. Cerque-se de pessoas que te forcem a ser melhor, a querer mais, a voar mais alto. A antropologia diz que somos um mix das 5 pessoas mais próximas de nós, aí te digo, pensa rápido: com essas suas companhias atuais você vai longe ou nem chega na esquina?

Esse é um tema que ainda poderia dar muito pano pra manga, mas acho que o pontapé inicial foi dado, o resto é com cada um. Falta apenas um parêntese antes de encerrar por hoje. Ao ler o título desse texto algumas pessoas interpretaram diferente do que imaginei e me mandaram mensagens listando o que imaginaram que seriam os 40 dias mais importantes do ano novo delas, o dia da formatura, casamento, festa da família, etc. Ou seja, citando alguns dias pontuais, com dificuldades de listar mais do que 15 ocasiões diferentes. A proposta aqui não era essa, mas fazendo um gancho, o ano de 2018 terá 365 dias. É suficiente vivermos apenas 15 dias especiais e 350 dias normais? Experimente a quaresma proposta, se prepare, mude seu mindset para viver um ano especial por inteiro! Afinal, a vida é muito curta para se viver de uma forma medíocre. 2018 pode ser só mais um ano em sua vida, pode ser o seu último ano ou pode ser "o ano". Qual vai ser a sua escolha?


 
 
 

Comments


© 2016 por Luís Fernando Resende Marques. Criado com Wix.com

bottom of page